terça-feira, 21 de novembro de 2017

Os Benefícios do Planejamento Pessoal

Ter um planejamento pessoal pode contribuir para realização e alcance de metas e objetivos


instagram.com/prisandplanners
Foto: instagram - @prisandplanners

Com a proximidade do final do ano sempre surgem novas metas e objetivos para os próximos meses, no entanto muito do que foi prometido não é alcançado por falta de planejamento. Mas o que é planejar?

O dicionário Houaiss da Língua Portuguesa define planejamento como a elaboração de um plano, uma programação e organização prévia. Ter um planejamento pessoal pode contribuir para realização e alcance de metas e objetivos, ajuda a se manter incentivado e melhora sua produtividade e desempenho.

Somos cada vez mais multitarefas, alguns de nós acumulam mais atividades do que acreditam ser capazes de realizar. "Fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, como ler, se dedicar aos e-mails e falar ao telefone, ou navegar nas redes sociais enquanto você lê um livro. Alternar sua atenção de uma tarefa para outra exige mais energia. Focar exige menos. Isso significa que as pessoas que organizam seu tempo de modo a permitir a concentração não só produzirão mais, como ficarão menos cansadas", é o que afirma o psicologo cognitivo Daniel Joseph Levitin em seu livro A Mente Organizada. É nesse momento que ter uma programação definida ajuda não só a conclusão das atividades como também a nossa saúde mental, pois conseguimos gerenciar compromissos e reduzir sobrecarga.

Se organizar ajuda a manter o rendimento em funções profissionais, objetivos de vida pessoal, estudos e até mesmo financeiramente. Iniciar aquele curso que nunca nos sentimos capazes ou motivados pela falta de tempo ou dinheiro, abrir um negócio e alcançar a independência financeira, não perder datas importantes, retirar do papel e realizar são alguns dos resultados obtidos.

Foto: Instagram @foryourorganization (Fernanda Gonçalves) - Método Bullet Journal

A estudante de Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo Fernanda Gonçalves, percebeu mudanças em sua vida depois de começar a utilizar planejadores. "Eu diria que não consigo imaginar minha vida sem o uso do planner e bullet journal, por que faço uso de ambos. Me ajuda a organizar minha vida pessoal e a acadêmica, antes de usar não tinha vida social e agora estou conseguindo adequar as duas coisas. Além de conseguir também controlar minha ansiedade por que sei os dias para sentar e fazer os trabalhos, por que tenho organizado e sei que vai dar tempo", declarou a jovem.

Ainda em seu livro A Mente Organizada, Daniel J Levitin diz que os seres humanos têm uma baixa tolerância à frustração com isso escolhem as tarefas mais simples de serem realizadas e não as mais gratificantes, adiando o que é considerado difícil ou desagradável. Portanto se organizar pode reduzir a procrastinação.

Veja os principais benefícios de planejar sua semana :

Clareza nos objetivos - Traçar metas e maneiras de alcançá-las mantendo-as visíveis aos olhos e em ordem de importância. Por exemplo: conseguir um novo emprego, terminar a faculdade, ser aprovado em um concurso... Ajuda a manter a concentração naquilo que desejamos conseguir.

Foco e otimização do tempo - Atualmente desenvolvemos mais atividades do que parece ser possível ao longo do dia ou de uma semana. Além de ter foco no que devemos fazer conseguimos organizar as atividades de forma a otimizar o tempo.

Redução de pendências - Ter um planejamento contribui para reduzir  o acumulo de demandas, pois você tem "documentado" aquilo que deve ser priorizado.

Auxilia na automotivação/autoestima - Você terá uma direção a seguir. Maior foco nos objetivos, permite que não fiquemos perdidos no meio do caminho, ajuda a manter o controle de algumas situações reduzindo a frustração por não atingir determinado propósito, o que faz a maioria das pessoas desistirem por acharem que são metas inalcançáveis. Sentimos que estamos dedicando nosso tempo para aquilo que é realmente importante aumentando assim nossa autoestima.

Aumento de produtividade - Ter objetivos e metas bem claros facilita na hora de executar tarefas e também possibilita uma reserva de tempo para relaxar. Trabalhar o tempo inteiro não é sinônimo de produtividade, uma mente descansada e tranquila produz melhor do que uma mente estressada,preocupada e ansiosa.

Mas e agora, como fazer para se planejar? Se você for uma pessoa ligada em tecnologia pode fazer o download de um desses aplicativos para usar em seu celular:

Foto: http://img.zappro.com.br


Evernote -  De acordo com o site da ferramenta você irá capturar, organizar e compartilhar notas de qualquer lugar, suas melhores ideias estarão sempre a mão e sincronizadas.

One Note -  Esse aplicativo permite anotar, salvar e sincronizar automaticamente suas anotações.

Wunderlist - Neste aplicativo você poderá criar listas pessoais de atividades como, trabalho, família, filmes para assistir, viagem entre outros. Também é possível fazer listas compartilhadas onde seus amigos que também tenham o aplicativo podem gerenciar a lista junto com você, adicionar notas, arquivos e marcar atividades pendentes ou já encerradas.

Google Keep - Você poderá adicionar notas, listas, fotos, áudios, lembretes baseados em sua localização ou horário.

myHomework - Organize suas atividades estudantis em um só lugar.

Trello - Além de gratuito o Trello tem uma proposta bastante visual, com o uso dos cartões o usuário pode fazer comentários adicionar checklists, etiquetas, prazos, carregar arquivos do computador, Google Drive, Dropbox, Box e OneDrive, e receber uma notificação para que não esqueça nada importante.

Se preferir modos mais tradicionais pode usar uma agenda, plannerbullet journal, anotar lista de afazeres semanais, ou diários. Existem vários métodos, você pode encontrar algum que se adapte melhor a sua rotina e assim alcançar suas metas para o ano novo com mais tranquilidade.

Assista o vídeo abaixo e saiba mais sobre o uso de planejadores:




Entrevista - Planejamento from Laryssa Bonifácio on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário